Câmara Municipal de Ubá participa de lançamento oficial do PJ Minas de 2019

O presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Jorge Custódio Gervásio, e o diretor da Escola do Legislativo da CMU, Juliano Nascimento Peixoto Guimarães, participaram, dia 12 de abril, do Lançamento Oficial do Parlamento Jovem de 2019, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema deste ano: "Discriminação Étnico-Racial" será discutido em etapas municipal, regional e estadual.

O encontro reuniu 95 presidentes de Câmaras Municipais, sendo deste total, 24 Câmaras novatas.  Além deles, participaram da solenidade o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e os membros que integram as comissões relacionadas mais diretamente ao tema do PJ Minas: Participação Popular; Direitos Humanos; Educação, Ciência e Tecnologia; Esporte, Lazer e Juventude; Cultura; e Segurança Pública.

O papel formador do PJ Minas foi ressaltado, por participantes do lançamento da edição de 2019 do projeto de educação para cidadania voltado a estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A gerente-geral da Escola do Legislativo, setor que realiza a coordenação técnica do programa, Ruth Schmitz de Castro, afirma que a solenidade de lançamento marca o encontro da ALMG com as Câmaras, oportunidade em que são compartilhadas as experiências daqueles que já participaram de outras edições e as expectativas dos que participam pela primeira vez.

Este é o terceiro ano em que a Câmara Municipal de Ubá participa do projeto. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Em 2019, a 16ª edição do Parlamento Jovem, tem três subtemas: Desigualdades socioeconômicas; Violências por motivo étnico-racial e Direito às identidades e à diversidade cultural.

As escolas estaduais participantes são: E.E São José, E.E Raul Soares, E.E Governador Valadares, E.E Padre Joãozinho, E.E Eunice Weaver, E.E Dr. Levindo Coelho, E.E Deputado Carlos Peixoto e E.E Senador Levindo Coelho.

Os estudantes participam das etapas municipal, regional e estadual ao longo do ano. O documento, resultante da plenária final, é enviado à Comissão de Participação Popular, que pode dar encaminhamentos às sugestões.

Com informações da ALMG.