Câmara Municipal de Ubá comemora hoje 163 anos

“Seguiram-se acirradas lutas entre políticos, liberais e conservadores. O município era suprimido ou restabelecido dependendo as decisões ao grupo vencedor. Assim, com o passar dos anos, com o topônimo São Januário de Ubá, restringiu-se somente, exclusivamente a Ubá”. (Fonte: Ubá - Cidade Carinho - Edição Histórica - 1980).

O Legislativo Ubaense hoje está em festa. É que nesta sexta-feira completam-se 163 anos de sua instalação, ocorrida em 12 de maio de 1854. Àquela época, o município ainda não existia. O que havia por aqui era apenas a Villa de São Januário de Ubá, antes denominada Arraial. A emancipação política veio quase três anos depois da inauguração da Câmara, em 3 de julho de 1957.

De sua instalação até hoje esta Casa teve 56 presidentes, sendo o primeiro o Ten. Cel. Francisco de Assis Ataíde, passando por nomes como Cel. Carlos Brandão, Dr. Levindo Eduardo Coelho, Carlos Peixoto Filho e, mais recentemente, Luiz Bigonha Gazolla, Claudio Ponciano, Samuel Gazolla Lima até a atual presidente, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade – isto para citar apenas alguns dos importantes nomes que deixaram aqui a sua marca. Centenas de vereadores também atuaram com afinco nesses 163 anos.

Enquanto sede do Poder Legislativo Municipal, a Câmara de Ubá é responsável por colaborar com a elaboração das leis municipais, visando o bem estar e a organização social da cidade. Como as demais casas legislativas, a CMU é formada por cidadãos eleitos pelo povo, os vereadores, responsáveis, entre outras funções, pela edição, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da população em geral. Eles também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo Poder Executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.

Cada vereador cumpre um mandato de quatro anos. Devem respeitar a Lei Orgânica (a Lei Maior do Município), a Constituição Federal e o interesse público. A Os atuais membros da Câmara de Ubá foram eleitos em outubro de 2016, para a Legislatura de 2017 a 2020. Nossos vereadores hoje são:

Antero Gomes de Aguiar
    Edeir Pacheco da Costa (vice-presidente)
    Luís Carlos Teixeira Ribeiro
    Gilson Fazolla Filgueiras
    Jane Cristina Lacerda Pinto
    Jorge Custódio Gervásio
    José Roberto Reis Filgueiras
    Joseli Anísio Pinto
    Alexandre de Barros Mendes
    Darci Pires da Silva (1º secretário)
    Rosângela Maria Alfenas de Andrade (presidente)

Parabéns à Câmara,  seus vereadores e servidores, pelos 163 anos de trabalho e dedicação buscando a consolidação da força política e a promoção da cidadania.