Você está aqui: Página Inicial / N / Câmara Municipal apoia o Movimento Maio Amarelo

Câmara Municipal apoia o Movimento Maio Amarelo

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (25), no plenário do Legislativo Ubaense, o 1º Encontro Municipal “Maio Amarelo – Nós somos o trânsito”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Gerência Regional de Saúde e a Superintendência Regional de Ensino e apoio da Câmara Municipal de Ubá.

O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O tema propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e traz reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, sejam, caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Compuseram a mesa do encontro o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, Reginaldo Furtado, a presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade, o assessor de gabinete da Superintendência Regional de Ensino, Élder Strôppa, a tenente da Polícia Militar, Ariane Ramos, representando o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, a secretária Municipal de Saúde, Dulcinéa Thinassi Perini, e a secretária Municipal de Educação, Maria Elizabeth Barros.

A presidente da Câmara, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade, ressaltou a importância do respeito e da ordem no trânsito. “Sejamos condutores, passageiros, pedestres ou ciclistas, somos todos chamados a dar a nossa contribuição para que o tráfego de pessoas, veículos e mercadorias flua com normalidade e, principalmente, haja educação, respeito e ordem no trânsito, independente do nosso meio de locomoção. O trânsito muitas vezes, fere, causa danos e até mortes, infelizmente”, destacou.

Rosângela também contou a sua experiência como administradora do hospital Santa Isabel, para onde é levada diariamente a imensa maioria das vítimas dos acidentes de trânsito. “São, na maioria, jovens, mas há, também, crianças, adultos e idosos. Não há exclusividade etária, embora a maioria seja jovem conduzindo motocicleta. Mas há também ciclistas, pedestres, passageiros, condutores, pessoas que se ferem com gravidade e, além do infortúnio de fraturas e feridas, por si só lastimáveis, ficam incapacitadas de trabalhar e de produzir, prejudicando empresas, familiares e colegas de trabalho, que se sobrecarregam. Portanto, são bem-vindas as ações que visem a lançar novas luzes sobre a participação de cada um na solução dos problemas do trânsito”, enfatizou.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, enfatizou a importância de se realizar melhorias de infraestrutura na cidade. “Apresentamos, no início do nosso mandato, projetos para melhoria das entradas da nossa cidade. Recuperar o anel viário é um dos projetos. Outro exemplo é a construção de uma rodovia que saísse próxima à Colônia Padre Damião, que começasse em Ligação e terminasse na estrada de Rodeiro. Esta rodovia evitaria inúmeros problemas devidos ao acúmulo de veículos pesados para transporte de mercadorias que circulam em Ubá e na região, mas caímos num vazio, pois, não temos recursos financeiros para a realização das obras. Enquanto isso, vamos realizando as melhorias no trânsito na cidade”, disse.   

Após os pronunciamentos das autoridades foram realizadas as seguintes palestras: a primeira, ficou a cargo do responsável pela Referência Técnica Regional “Vida no Trânsito” da GRS/Ubá, Franklin Leandro Neto, com o tema: Contextualização do Projeto Vida no Trânsito, Maio Amarelo e o Perfil Morbi-Mortalidade, relacionados ao trânsito no Estado de Minas Gerais. O coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Thiago Wendt Antunes, abordou o tema: A influência do trabalho em acidentes de trânsito”. E no encerramento, a secretária de Saúde de Ubá, Dulcinéa Thinassi, apresentou as ações realizadas pelo município de Ubá, na temática do Maio Amarelo.

 

 

 

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.