Você está aqui: Página Inicial / N / Aprendendo a falar com as mãos: Câmara inicia curso de libras

Aprendendo a falar com as mãos: Câmara inicia curso de libras

Neste primeiro dia de curso, o Professor voluntário Isac da Silva Haber apresentou conceitos técnicos sobre surdez e sobre a Língua Brasileira de Sinais, introduzindo os assuntos que serão tratados durante toda a capacitação.

Alunos do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovido pela Escola do Legislativo, foram recebidos na Câmara Municipal de Ubá pelo diretor da Escola e vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco e pelo 1º Secretário da Casa, vereador Pastor Darci. As aulas tiveram início na tarde de hoje (07) e vão até o dia 04 de abril, às terças-feiras, no plenário da Câmara, compreendendo carga horária de 30 horas/aula.

Neste primeiro dia de curso, o Professor voluntário Isac da Silva Haber apresentou conceitos técnicos sobre surdez e sobre a Língua Brasileira de Sinais, introduzindo os assuntos que serão tratados durante toda a capacitação. Foram exibidos dois vídeos que sobre o tema, um que evidencia as limitações comunicacionais dos surdos no mundo dos ouvintes, e outro que apresenta o distinto trabalho do intérprete.


Os alunos também conheceram o alfabeto manual dos surdos, sob a base da Datilologia. Contudo, o Professor Isac esclareceu que o foco principal do curso será nos sinais, que são atribuídos para especificar palavra, pessoa, sentimento, etc.
Segundo o assessor da Escola do Legislativo, Jardel Peron Waquim, a iniciativa tem o objetivo de reduzir as barreiras comunicativas enfrentadas pelos surdos, facilitando o conhecimento básico da Libras. “A ideia é identificar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais, em todas as dimensões, valorizando os aspectos socioculturais numa proposta bilíngue, respeitando direitos, deveres e oportunidades inerentes a uma sociedade pluralista”, explica Jardel.


Para o diretor da Escola do Legislativo, vereador Edeir Pacheco, que também participa do curso como aluno, o ideal seria que todas as pessoas tivessem ao menos o conhecimento básico em Libras, na perspectiva de vivermos numa sociedade cada vez mais inclusiva e justa. Quanto se trata de órgãos públicos e seus servidores, esta ideia se torna imprescindível, para que possamos atender melhor a população surda.


O Professor
Isac da Silva Haber é Professor especialista em LIBRAS pela Sociesc-Sociedade Educacional de Santa Catarina. Foi aprovado no PROLIBRAS-MEC 2010. É Professor Intérprete de LIBRAS na Fupac/Ubá para os Cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia; e Professor de LIBRAS na FAGOC/Ubá para o Curso de Educação Física desde 2012.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.